Blogger como funciona

Para fazer um blog pelo Blogger basta ter uma conta Google. Veja como fazer o seu e personaliza-lo de acordo com o seu desejo.

Os blogs são plataformas bastante populares na web, por funcionarem em uma estrutura mais simples que os sites e pela possibilidade de apresentarem linguagem e visuais bem despretensiosos, de acordo com a intenção do usuário.

mexendo no notebook

O que é o Blogger?

Mantido pela gigante de internet e tecnologia Google, o Blogger é uma das plataformas de blog mais utilizadas da web. Gratuito, é muito indicado e procurado para os usuários sem muita experiência em “blogar”, graças às ferramentas intuitivas para a criação, edição e gerenciamento da página, que não exigem muito conhecimento e domínio sobre tecnologia.

blogger

O Blogger hospeda suas páginas, que são personalizadas com o endereço @blogspot.com, nos servidores do Google. Após registrar-se no serviço e criar o endereço de sua página, o blogueiro configura e edita sua página a partir de inúmeras ferramentas de estilização e personalização, sem a necessidade de instalar programas e utilizando formatos prontos oferecidos pela biblioteca do próprio Blogger.

Caso seja um usuário com um pouco de domínio em informática e tecnologia, é possível fornecer um formato básico para sua página, previamente configurado. Outras ferramentas também estão à disposição do usuário com domínio mais avançado, como scripts, includes e plugins. Contudo, mesmo que o usuário não apresente tais domínio, o Blogger ainda é uma das plataformas mais simples e eficientes para criação e atualização.

Como funciona um blog

Um blog é caracterizado principalmente por postagens em ordem cronológica, que consigam formar uma "linha do tempo". Muitos blogs são utilizados como uma espécie de “querido diário”, em que os usuários compartilham posts despretensiosos e sobre tudo o que a sua imaginação permitir. Outros têm foco direcionado e debatem, por exemplo, música, política, tecnologia, humor, dicas infinitas, turismo, moda e comportamento.

template de blog

Além de expressarem ideias pessoais, os blogs podem ser assinados também por grupos ou empresas e muitas vezes também podem funcionar como um negócio (se você ainda é novato no assunto, conheça os blogueiros profissionais que ganham dinheiro com seus post na internet).

Como se cadastrar no Blogger?

Para postar seus textos, fotos, vídeos e mensagens no Blogger é preciso ter uma conta no Google e criar o que serviço chama como “perfil”, na página inicial do Blogger. Você pode escolher criar a sua página utilizando a sua identidade real, sua conta no Google+, por exemplo, ou até o seu endereço de e-mail Gmail.

criando um blog

Caso você queira desvincular seu blog de sua identidade real, postado anonimamente (respeitando, é claro, todas as políticas de uso responsável da internet) deve escolher a opção “Perfil Limitado do Blogger”. No primeiro caso você será direcionado para uma página em que deverá informar o nome do blog e seu endereço, como por exemplo blogdoentrarlogin@blogspot.com, e escolher o modelo, que é o layout, inicial de sua página (já que a aparência pode ser constantemente personalizada).

No caso da criação de um perfil limitado ao blogger, você terá que escolher um nome de “blogueiro”, antes de informar o nome da página e escolher o modelo. Seja criativo e facilite que as pessoas te encontrem na internet!

Pronto! Com o perfil criado e layout definido, é hora de começar a postar! Você pode criar categorias para as suas postagens, adicionar “tags”, entre outras configurações. Mas, não se assuste: a familiarização com o blog irá acontecer aos poucos! O passo fundamental para os iniciantes é manter o fluxo de postagens criativas e bem inspiradas.

Uma dica importante para conseguir visitações em sua página é a divulgação nas redes sociais. Utilize o Facebook, Twitter e Instagram para que seus círculos conheçam sua página e sincronize suas postagens para alcançar leitores fiéis!

 



Mais informações por email.

Deixe um comentário